“Olha Onde Você Senta” é um objeto desenvolvido em parceria com Carmen Lages que tem por objetivo questionar a demarcação territorial da faixa de areia nas praias cariocas, trazendo à tona sua complexa formação urbanística e social através de perguntas espalhadas por sua superfície.

Pela sua qualidade mutável, se transmutando de acordo com a necessidade em vestimenta, coberta ou barreira provisória para troca de roupa, a canga circula em ambientes outros além da praia e permite que os questionamentos ultrapassem o espaço específico da orla para também indagar tudo que o constitui, principalmente seu acesso. 

O projeto toma emprestada a linguagem cartográfica para frisar a qualidade demarcatória de uma canga: ao tomar a forma de uma página de Atlas despida de terra, a canga dá notícias do mar que talvez um dia já tenha se estendido até o ponto em que você hoje se senta. Como um raio-x, ela traz para a superfície aquilo que séculos de aterramentos tentaram apagar, mas como nossos sons, sorrisos e vidas, parece sempre dar um jeitinho de escapar.

Créditos do ensaio fotográfico:

 

direção: Mirna Machado

fotos: Clara Martins

modelo: Quimera

Olha Onde Você Senta

2021

Serigrafia sobre tecido

180 x 142 cm

Tiragem de 15 unidades