ESCOLA DE MISTÉRIOS
Identidade visual para o coletivo de música e agência criativa Escola de Mistérios, que atia desde 2019 para a profissionalização e representação de pessoas negras no cenário da música eletrônica do Rio de Janeiro. É formado paor produtores musicais, culturais, DJs e artistas visuais.
A música eletrônica é negra. São diversas as contribuições afro-diaspóricas para o desenvolvimento da cultura e da música nas Américas. Mas ainda há grande disparidade de raça e de gênero, seja nos âmbitos executivos ou artísticos, deste setor da indústria cultural. Buscamos reivindicar os créditos e a autonomia de artistas racializadas, através da capacitação técnica, do estudo compartilhado e da proposição de oficinas, instalações, curadorias e eventos.
woforo dua pa a
na yepia wo
"Quando você sobe uma boa árvore,
recebe um empurrão"
Adinkra ashanti que simboliza
suporte, cooperação e encorajamento
Capas para o podcast mensal do coletivo, que você pode ouvir aqui.
O coletivo surge da parceria entre Quimera e Miguel Arcanjo, que começam a praticar e pesquisar juntos. Desde o início, a premissa é oferecer apoio e espaço para outros jovens que, assim como eles, enfrentam dificuldades de acesso aos equipamentos, ou às informações, necessárias para a evolução dos seus ofícios. Atualmente somos uma equipe de 2 produtores e 6 artistas.
PARA SABER MAIS: wwww.escolademisterios.xyz