O trabalho procura estratégias possíveis para alcançar ouvidos divergentes em um período de acentuada polarização. As instruções se dividem em duas partes, impressas folhas separadas. Em cada uma, os passos para a construção de uma escuta e uma fala são distribuídos por módulos que, quando montados, geram um megafone.
Quando exposto, 200 cópias de cada parte são disponibilizadas, junto com um par de fotos onde o objeto é utilizado nas suas duas possibilidades de uso. As fotografias foram tiradas por Alice Nin.
A leitura se mistura com a própria função do objeto que ela produz: um aparato que permite, simultaneamente, o aumento da voz e da audição. A montagem do megafone em si já cria uma relação de escuta/fala no encontro que o leitor tem com o texto, uma vez que ele escolhe a ordem dos módulos, quais deles ficam na parte interna ou externa do objeto e o uso que fará dele uma vez montado. O objetivo é a criação de uma situação e de um dispositivo de alteridade e empatia, um facilitador nos debates e trocas.
Instruções para uma Escuta/
Instruções para uma Fala
2018
Instalação
Impressão sobre papel
fotográfico e fotocópias
fotografias: 23,5 x 21 cm
Fotocópias: 21 x 29,7 cm