top of page

SESC JAZZ

A quinta edição do Sesc Jazz, entre os dias 18 de outubro e 5 de novembro, leva aos palcos do Sesc Pompeia e do Sesc 14 Bis uma mostra da produção musical contemporânea ligada ao jazz, à música instrumental popular e ao improviso. O desenho curatorial do festival passeia por países onde as práticas musicais de origem africana marcaram profundamente os territórios banhados pelo Atlântico.

O jazz é uma tecnologia de contraposição à cultura colonial, uma das expressões negras de vanguarda e resultante do improviso, da partilha e da conexão. É nesse jogo musical complexo e coletivo que raízes culturais, conhecimentos ancestrais e filosofias aparecem e são apresentados por cada artista.

Na representação de mapa mundi que ilustra a arte desse material, o deslocamento do centro assume um lugar simbólico de contestação das relações de poder. A curadoria desta edição buscou observar os caminhos que a cultura afro-diaspórica tomou ao chegar às Américas, o seu desenvolvimento em outras partes do planeta e a sua autonomia estética, distante de modelos colonizadores.

Assim como outras tecnologias de origem africana, a liberdade que cada intérprete possui na criação musical coletiva, fortemente no jazz, está também presente em diversas linguagens, práticas e tradições musicais e inseridas em novos circuitos e plataformas.

SESC-JAZZ-CONCEITUAL-aprovado.jpg